Dicas de Saúde

10 dicas para emagrecer

10 DICAS DE OURO PARA EMAGRECER

1- Siga uma rotina de atividade física diária de pelo menos ½ hora. O exercício melhora o metabolismo, sendo indispensável para a perda do peso. Pode ser caminhada, bicicleta ergométrica, esteira, ou qualquer outro que quiser. A melhor atividade física é aquela que pode ser feita em qualquer circunstância e não dependa de tempo (frio, chuva, horários), entre outros fatores. Ter um aparelho em casa que possa ser feito antes do banho é importante e ajuda muito. Quem não gosta de atividade física tem que fazer pelo menos meia hora por dia, de preferência aeróbica, como remédio. E é remédio. Não só ajuda no emagrecimento como é o fator mais importante para a manutenção do peso posteriormente, e da saúde sempre.  “Comer menos, caminhar mais”.

2- Elimine sempre o quanto for possível, o consumo de alimentos com alto índice glicêmico como: pães, batatas, arroz, massas, salgadinhos, tortas, bolos, rosquinhas, biscoitos, doces, chocolates, sorvetes, e todos os alimentos feitos com farinhas (massas), amido e açúcar. Estes são os maus carboidratos, os vilões que engordam muito, têm pouco nutrientes e não fazem bem a saúde. Estes alimentos se convertem rapidamente em açúcar no nosso organismo, levando a picos de liberação de insulina (o hormônio que engorda), fazendo com que ao invés de nosso metabolismo queimar a gordura acumulada, ela passe a ser mais produzida e armazenada, nos engordando cada vez mais. Este desequilíbrio é o que também leva às doenças, como a síndrome metabólica, resistência à insulina e diabetes, hipertensão arterial, aumentos do colesterol e triglicérides, derrames (AVC), problemas cardíacos e circulatórios, entre outras. Estes carboidratos são os responsáveis pelas celulites, flacidez (dificultam a reposição e fazem a glicação do colágeno), sendo por isto, os alimentos que além de engordar também nos envelhecem.

3- Coma sempre preferencialmente e muito, os vegetais. As frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha…), castanhas, amêndoas, e cereais magros (aveia, farelos), semente de linhaça. Estes alimentos contêm os bons carboidratos e alguns gorduras boas, que promovem a saúde, repõem nutrientes, revitalizam o organismo e ainda ajudam a emagrecer. Podem e devem fazer parte de nossa alimentação diária, pois são ricos em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes naturais que protegem nosso organismo da maioria das doenças, desaceleram o envelhecimento, aumentam a nossa resistência as infecções e inflamações, sendo por isto naturalmente rejuvenescedores. Diminuem e modulam o ataque dos radicais livres contra as nossas células, protegendo suas membranas e as suas importantes funções metabólicas. Com isto a sobrevida útil e vital de todas as nossas células é maior, nosso envelhecimento é menos acelerado e a nossa saúde fica mais fortalecida.

4- As proteínas são importantes e não podem faltar na nossa alimentação. Elas são as construtoras dos nossos músculos, fazem parte dos nossos hormônios e de outro sem número de substâncias essenciais. Entretanto, coma sempre proteínas magras como leite (desnatado, semidesnatado ou tipo C) e seus derivados (queijos e iogurtes light e sem açúcar), carnes magras (boi, aves, peixes, lombo de porco etc.), porém sempre assadas, grelhadas e sem fritar. Evite misturar estas proteínas boas aos maus carboidratos (aqueles de alto índice glicêmico), e sim aos bons carboidratos (os vegetais), indicados no item anterior.

5- Beba muita água. Água hidrata, desintoxica e ajuda a perder peso. A água é que transporta todos os nutrientes para as nossas células, equilibra as nossas funções fisiológicas, modula todas nossas reações bioquímicas que nos mantêm vivos, saudáveis, e ainda nos desintoxica fazendo a eliminação de todo o nosso lixo orgânico. Sem água, o nosso metabolismo fica lento, ficamos mais intoxicados e envelhecemos mais rapidamente. Nossa eliminação fica prejudicada e adoecemos com mais facilidade. É certo o ditado que diz: água parada só traz doenças. Devemos beber pelo menos 1 e 1/2 litro de água por dia.

6- Nunca deixe de fazer as três refeições principais (café da manhã/almoço/ jantar), e de comer alguma coisa saudável nos intervalos (frutas, castanhas, amêndoas, iogurtes light, sucos com adoçantes etc.) À noite, tenha sempre uma alimentação mais leve, porém, nunca deixe de se alimentar. Ficar muito tempo sem comer, só torna o nosso metabolismo mais lento e prejudica o emagrecimento. Entretanto, não fique beliscando o tempo inteiro e desnecessariamente. O nosso organismo tem um ritmo que deve ser respeitado. Não coma por impulso ou por compulsão. Este é o caminho mais curto para engordar, adoecer e também envelhecer.

7- Produtos naturais e integrais como mel, açúcar mascavo, arroz integral, pão integral etc., não são produtos dietéticos para emagrecer. E nem tudo que é diet ou light é para emagrecer. Veja sempre a composição dos alimentos que você usa. Evite tudo que contém gordura trans, colesterol, ou os carboidratos de alto índice glicêmico e que liberam muita insulina.

8- Não pule refeições e nem fique muito tempo sem se alimentar e com o estomago vazio. Pode ocorrer hipoglicemia com: tremores, tonturas, suores frios, dores de cabeça e com o passar do tempo dor de estomago e gastrite.

9- Evite o estresse. Ele libera hormônios (cortisol, adrenalina) e outras substâncias que engordam. Quando estiver estressado lembre-se: comida não é calmante e nesta hora vai engordar ainda mais. Tome um chá. Relaxe.

10-Encontre tempo “e não desculpas” para se cuidar. Você tem que organizar a sua vida para emagrecer, viver bem e ter saúde. Toda mudança envolve boa vontade e determinação.  Sem isto, nada vai dar certo. “Quem não se cuidar bem, quando ainda está bem, um dia vai ter que aprender a se cuidar por estar mal”.

Agende via
WhatsApp