Alzheimer – Prevenção e Tratamento

O Alzheimer é uma doença cerebral complexa e progressiva, se não tratada adequadamente. Ela corresponde acerca de 80% dos casos de demência no mundo, afetando gradativamente a capacidade da memória,  do raciocínio, o comportamento e o humor. Embora existam alguns fatores ligados à genética, há muitas outras causas de predisposição interconectadas e relevantes. Essas causas quando tratadas podem prevenir, promovendo melhoras, e até reverter alguns casos do processo degenerativo cerebral. Alguns marcadores devem servir de alerta principalmente se existem casos da doença na família, cabendo ao médico se antecipar na prevenção e tratamento do paciente. Níveis altos de inflamação, déficits nutricionais, homocisteina elevada, resistência à insulina e o diabetes, colesterol elevado, estresse contínuo, sono inadequado, declínio hormonal e sedentarismo podem promover alterações epigenéticas importantes e desencadear o processo. Sem duvida, o modo como vivemos é um fator determinante e pode alterar os nossos genes Além disso, vale lembrar que existem vários graus de comprometimento cerebral no Alzheimer, e quanto mais precocemente forem detectados e tratados, melhor é o resultado e o prognostico. Alguns indícios dessa doença degenerativa, principalmente quando associados, devem ser investigados. Dentre eles: lapsos de memória frequentes, dificuldades de concentração, esquecimentos constantes, alterações no comportamento e humor associados altos níveis de ansiedade e irritabilidade, insônia, depressão, mudanças nas reações afetivas e no convívio social. A boa notícia é que, atualmente, são muitas as possibilidades tanto da PREVENÇÃO, como de TRATAMENTO.