Emagrecer e ganhar massa muscular

Envelhecer é perder massa muscular. E emagrecer deveria ter sempre o propósito de ganho de massa muscular. É a massa muscular que nos dá energia, agilidade, força e nos mantem mais jovens, com vitalidade e sem flacidez. A massa muscular fortalece os ossos, alavanca a função hormonal, aumenta o desempenho não só funcional, como também, nos fornece mais energia física e cerebral. E o sobrepeso principalmente abdominal tem sido um fator de risco importante para doenças como diabetes, esteatose hepática, hipertensão arterial, doenças coronarianas e inclusive o câncer.

Para um bom resultado no ganho de massa muscular três são os pilares para que este objetivo seja atingido:

1. Ter disciplina para treinar.
  2. Fazer uma adequada e calculada ingestão de “proteínas” na dieta.
  3. Treinar com um aumento gradativo e bem controlado da carga para obter resultados sem sofrer lesões.

É pelo volume da massa muscular que se pode calcular a sua idade biológica, pois as características do envelhecimento são: perda de massa muscular, aumento do percentual de gordura, consequentemente diminuição da massa óssea (osteopenia e osteoporose) e finalmente com o tempo vai se perdendo gradativamente a mobilidade e as principais funções. Essa é a diferença que existe entre homens e mulheres que se cuidam ou não e aparentam mais ou menos idade do que tem. Fazer um exame para avaliar as condições de composição corporal -Bioimpedância-, e ter acompanhamento médico nutricional com suplementação adequada para cada caso é de suma importância e determinante para os bons resultados. Quanto mais cedo começar a cuidar melhores serão os resultados em todos os aspectos.