Estresse e doenças.

Presente na vida moderna e no nosso cotidiano, o ESTRESSE é fator determinante para o declínio hormonal e cognitivo no nosso organismo, aumentando a predisposição às DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS. Esse estado emocional descontrola o eixo hipotálamo/hipofisário, que é encarregado não só pela regulação dos nossos hormônios esteroides, mas também pelo equilíbrio metabólico do organismo. Dessa forma, esse descontrole provoca desequilíbrio metabólico, e um dos efeitos disso é o desvio da pregnenolana para produção excessiva do cortisol, em detrimento de outros hormônios anabólicos importantes (como o dhea, testosterona, entre outros). O excesso do cortisol no sangue DANIFICA NEURÔNIOS, principalmente, aqueles que situados na região do hipocampo, zona essa mais sensível ao controle da nossa memória e do comportamento humano. Sendo assim, ALTOS NÍVEIS de ESTRESSE pode ser o gatilho para transtornos de ANSIEDADE e SÍNDROME DO PÂNICO. Além disso, a alta exposição ao cortisol devido ao estresse pode baixar a imunidade e roubar nossa energia, tornando o organismo mais exposto ás doenças oportunistas, entre elas o CÂNCER. Vale ressaltar que esse estado emocional costuma desencadear “compulsão alimentar” e, consequentemente “ganho de peso”, podendo levar a resistência á insulina e ao diabetes.

estresse cortisol diabetes emagrecer memoria alzheimer ansiedade sindrome panico dieta testosterona dhea metabolismo saude cancer hormonios