Dicas de Saúde

Estresse engorda, adoece e mata

O estresse libera duas substancias que são altamente agressivas ao nosso organismo: o cortisol e a adrenalina. Embora sejam necessárias para a nossa reação de defesa ao perigo eminente (luta ou fuga), se permanecer contínua a liberação destes dois hormônios através das situações adversas e conflitantes do nosso dia a dia, elevam a pressão arterial e a taxa de açúcar no sangue e consequentemente forçando o pâncreas a liberar mais insulina podendo desencadear aumento do peso com acúmulo de gordura, principalmente a gordura abdominal, que é a mais perigosa e prejudicial para a saúde.

Alterações metabólicas as mais diversas irão levar aos problemas cardíacos, circulatórios, diabetes, entre tantos outros distúrbios que se somam e podem com o tempo levar ao óbito.

O excesso de cortisol e adrenalina nas crises de estresse são os maiores responsáveis pela destruição de neurônios e em consequência perda gradativa da capacidade mental cognitiva e da memória, acelerando ou induzindo às doenças demenciais entre elas o mal de Alzheimer.

Hoje temos que tratar preventivamente a saúde do nosso cérebro. Quanto mais precoce forem os cuidados, melhores serão os resultados de prevenção destas doenças.

Agende via
WhatsApp